- Luma Monteiro
SAT® Prova de Vinhos: Zalze Bush Vine Chenin Blanc 2019
Notas de degustação desse Chenin Blanc Sul Africano, de acordo com a Técnica Sistemática de Prova de Vinhos WSET nivel 4 (Diploma).

Este vinho é classificado como Coastal porque as uvas vêm principalmente da região de Stellenbosch e são de vinhedos da area costeira, incluindo porções significativas de Paarl, Durbanville e Swartland e algumas parcelas especiais em Breedekloof. Os vinhedos Stellenbosch geralmente oferecem estrutura e textura, enquanto as uvas de Swartland, Paarl, Durbanville e Breedekloof trazem mais fruta e frescor ao vinho.
Fatos Nerd do Vinho

Estas uvas são provenientes de Bush Vines (vinha em formato de arbusto), sem treliça (apoio para a vinha ficar acima do solo). O chamado Bush Vine têm a cabeça treinada, o que significa tronco curto, com pouca madeira permanente (como na foto) e seções curtas de madeira com um ano de idade, podadas por esporão, com 2-3 botões ao redor do topo do tronco. É um sistema fácil e barato onde os brotos e folhagem protegem a uva das queimaduras solares.
Por que é importante? Neste vinho, o manejo da vinha em formato de arbusto foi realizado de forma que os cachos de uvas não ficassem expostos ao sol excessivo garantindo um amadurecimento uniforme das uvas. As uvas foram colhidas manualmente, pois vinhas em formato de arbusto não podem ser colhidas com máquinas.
Info sobre o vinho
Especificações WSET (Recomendações de exemplos de vinhos a provar): África do Sul - 1. Western Cape Chenin Blanc de qualidade aceitável ou bom
Vinho: Zalze Bush Vine Chenin Blanc 2019
Uva: Chenin Blanc
Região: Coastal Area, Western Cape, África do Sul
Preço: R$ 170,00 (approx)
Onde comprar: N/A
Estas uvas foram colhidas à mão no início da manhã e tratadas com cuidado após a chegada à vinicola. Todas as uvas tiveram um contato prolongado com a casca por 12 a 24 horas antes de apenas o suco ser transferido para o tanque para fermentação. Os vinhos foram fermentados a baixas temperaturas com cepas de leveduras selecionadas para destacar as características específicas de cada vinha.
Aspecto
Verde limão pálido
Nariz
Intensidade: Médio
Características do Aroma
Primário: Frutas citricas (limão, lima)
Frutas verdes (maçã e pera)
Frutas de caroço (pêssego)
Frutas tropicais (goiaba, lichia, abacaxi)
Secundário: Nenhum
Terciário: Nenhum
Boca
Doçura: Seco (Esse vinho tem 3.0 g/l de acucar)
Acidez: Acidez alta
Tanino: N/A / natureza: N/A
Álcool: Médio
Corpo: Médio
Intensidade do sabor: Médio
Características do sabor
Primário: Frutas citricas (limão, lima)
Frutas verdes (maçã e pera)
Frutas de caroço (pêssego)
Frutas tropicais (goiaba, lichia, abacaxi)
Secundário: Nenhum
Terciário: Nenhum
Final: Médio (-)
Avaliação da qualidade
Nível de Qualidade: Bom
Equilíbrio - A intensidade do sabor é média enquanto a acidez é alta, os frutos mantêm o equilíbrio do vinho, caso contrário seria difícil de beber. Se a intensidade estivesse no topo da escala, o caráter frutado ia fazer o vinho parecer mais suave no paladar, por isso, este vinho é bom ao invés de muito bom.
Persistência - A persistência da boca é média (-) o que significa que o gosto residual dos frutos não duram muito no paladar, colocando este vinho na categoria bom e não superior a isso.
Intensidade - a intensidade do sabor deste vinho é média faltando intensidade da fruta para ser muito bom ou excelente.
Complexidade - Os aromas e sabores primários deste vinho não são muito bem definidos. Possui um pouco de variação das catgorias de aromas apresentando caráter cítrico, frutas tropicais e frutas de caroço, mas ainda carece de maior definição de sabores.
Potencial para o envelhecimento: beber agora: não adequado para o envelhecimento.
Uma palavra rápida sobre Klein Zalze
Esta vinícola familiar, situada fora de Stellenbosch, no coração de Cape Winelands, produz vinhos de excelente qualidade desde 1695. A propriedade Klein Zalze está localizada em uma variedade de encostas, solos e aspectos, os vinhedos estão expostos à brisa fresca do oceano de a costa, que fica a apenas 15 quilômetros de distância. Este clima fresco ajuda a manter os sabores delicados, ao mesmo tempo que proporciona às uvas óptimas condições de crescimento e amadurecimento.
O enólogo responsável é Alastair Rimmer que acredita na expressão única dos vinhos varietais. Sob suas ordens, as uvas são colhidas quando atingem a maturação ideal, vinificadas separadamente para manter as características da fruta.
De seus vinhos mais básicos como o Zalze Range (como esse que estamos avaliando hoje) até vinhos de vinhedo unicos mais complexos, Kleine Zalze é conhecido por seus vinhos premiado e caráter distintamente sul-africano. Sabores clássicos que refletem o clima local e o terroir. Não perca os vinhos KZ Family Reserve, o Chenin Blanc é simplesmente incrível.
Compare as suas notas de degustação com as nossas e se tiver alguma dúvida ou quiser discutir este vinho, deixe aqui o seu comentário!
#wsetdiploma #winenotes #winetasting #winetastings #winestudent #chianticlassico #italianwine #italianwines #tastingnote #tastingnotes #wineria #lumamonteiro #jimgore #wine #vinho #howtodrinkwine #globalwineacademy