• Luma Monteiro

SAT® Prova de Vinhos: Marchesi Antinori Chianti Classico Riserva 2016

Notas de degustação no clássico Chianti Classico Riserva, de acordo com a Técnica Sistemática de Prova de Vinhos WSET nivel 4 (Diploma).




Para o nosso primeiro post escolhemos o vinho que provamos com a Global Wine Academy (GWA) considerando a Técnica Sistemática de Prova de Vinhos WSET (SAT) em uma live no Instagram nessa semana (29 de julho). A live está disponível na página do Instagram @globalwineacademy. Aqui, faremos o resumo do vídeo para você, estudante de vinho, junto com a descrição completa das notas de degustação do Marchesi Antinori Chianti Classico Riserva 2016, de acordo com Jim Gore.


Info sobre o vinho


Especificações WSET (Recomendações de exemplos de vinhos a provar): Toscana - 3. Chianti Classico Riserva ou Gran Selezione de qualidade muito bom ou excelente


Vinho: Marchesi Antinori Chianti Classico Riserva 2016

Uva: Sangiovese

Região: Chianti Classico, Chianti, Toscana, Itália

Preço: R$ 650,00 (approx)

Onde comprar: Divinho, Berkmann Brasil


Aspecto


Rubi médio


Nariz


Intensidade: Pronunciada


Características do Aroma

Primário: Fruta preta (ameixa preta, amora)

Fruta vermelha (groselha vermelha, framboesa, cereja vermelha, ameixa vermelha)

Secundário: Madeira - (madeira tostada, baunilha, fumo, chocolate, café)

Terciário: (mirtilo vermelho seco, fumo, folhas secas, terra, carne)


Boca


Doçura: Seco

Acidez: Alta

Tanino: Alto / natureza: Maduro

Álcool: Alto

Corpo: Muito encorpado

Intensidade do sabor: pronunciada

Características do sabor

Primário: Fruta preta (ameixa preta, amora)

Fruta vermelha (groselha vermelha, framboesa, cereja vermelha, ameixa vermelha)

Secundário: Madeira - (madeira tostada, baunilha, fumo, chocolate, café)

Terciário: (mirtilo vermelho seco, fumo, folhas secas, terra, carne)

Final: Longo


Avaliação da qualidade


Nível de Qualidade: Excelente

Equilíbrio - Um bom equilíbrio entre a intensidade do sabor e o álcool e o ácido presentes no vinho. Se não tivésse esse equilíbrio, o vinho seria duro e áspero. O equilíbrio mantém a suavidade na boca e sem esse equilíbrio, o vinho apresentaria uma sensação de queimando o paladar devido ao alto teor alcoólico.

Persistência - a persistência é longa e ainda vai evoluir com o tempo. Por esse motivo, podemos considerar este vinho como excelente.

Intensidade - a intensidade do sabor deste vinho é pronunciada, o que coloca esse vinho como excelente e não apenas muito bom.

Complexidade - O vinho possui notas de aromas e de sabores primários, secundários e terciários, fazendo que esse vinho tenha alta qualidade e classificado como excelente. O vinho já possui notas terciárias na boca e ainda está evoluindo. A complexidade ainda não está no auge e tem mais a oferecer após o envelhecimento.


Potencial para o evelhecimento: pode ser bebido agora mas tem potencial para o envelhecimento.


Uma palavra rápida sobre a Global Wine Academy (GWA)


O ex-diretor da WSET London School, Jim Gore DipWSET criou a GWA para ajudar os alunos de vinho a obter melhores resultados nos exames da WSET por meio de suas masterclasses e oficinas teóricas bem originais. Clique aqui para conferir a programação das próximas aulas.


Compare suas notas de degustação com a nossa e, se tiver alguma dúvida ou quiser discutir mais informações sobre esse vinho, deixe seu comentário aqui!


#wsetdiploma #winenotes #winetasting #winetastings #winestudent #chianticlassico #italianwine #italianwines #tastingnote #tastingnotes #wineria #lumamonteiro #jimgore #wine #vinho #howtodrinkwine #globalwineacademy