• Luma Monteiro

Série Chardonnay: Russian River Valley AVA





Uma rápida visão geral


Chardonnay é o maior nome em vinho branco para os amantes do vinho e a uva branca mais plantada no mundo. Às vezes frutado, às vezes cremoso, Chardonnay é uma uva não aromática com sabores delicados de frutas. Expressa o local onde é plantado, também traz alegria aos viticultores e enólogos. Fácil de tratar na vinha, pode ser plantada numa variedade de climas, desde frio a quente, não é exigente como a Pinot Noir e pode produzir mais vinho (menos sensível ao rendimento). Na vinícola, a uva permite diversas técnicas para agregar sabores complexos ao vinho. Desenvolve notas de manteiga e creme na fermentação malolática (também, amolece ácidos ásperos). Algum tempo em contato com as borras* adiciona uma textura cremosa e sabores como queijo, pão cozido, iogurte, etc. A uva também é amiga do barril de carvalho, adquirindo os sabores do carvalho de tostado, baunilha e coco. *Borras sao células de fermento mortas deixadas para trás após o término da fermentação.


Sabores dominantes e estilos


Clima frio (Chablis)

Maçã verde e pêra, limão / lima (cítrico), giz / mineralidade


Clima moderado (Borgonha, premium do novo mundo)

Pêssego, notas cítricas, melão, giz / Mineralidade (Borgonha)


Clima quente (novo mundo)

Abacaxi, pêssego, banana, manga, figo


E estilos mais comuns:

Encorpado, cremoso e com carvalho

Encontrado na Califórnia, Chile, Austrália, Argentina, Espanha e Cote de Beaune, Borgonha


Leve sem carvalho

Encontrado em Maconnais, Chablis, Austrália Ocidental


Espumante

Parte de um corte com Pinot Noir e Meunier (estilo Champagne) ou no Blanc des Blancs feito com 100% Chardonnay.


Servindo e Harmonização


Encorpado, cremoso e com carvalho

Um pouco menos gelado do que os brancos normais - 13 graus Celsius - Perfeito com: Comida mais rica Caranguejo, salmão defumado, camarão grelhado Molho amanteigado Cheddar, Brie Frango assado Macarrão com Molho Branco (Molho de Queijo)


Leve sem carvalho

Refrigerado - 7 a 10 graus Celsius - Perfeito com: Peixes grelhados mais leves Vieiras Molhos à base de limão e ervas Queijo de cabra Pipoca


Espumante

Bem refrigerado - 6 a 10 graus Celsius - Perfeito com: Mais flexível do que todos os outros estilos Queijos duros, queijos moles e semimoles Sobremesas (Crème brûlée, pudins, cheesecakes)


A expressão em Russian River Valley AVA


EUA> Califórnia> Sonoma County AVA> Russian River Valley AVA As uvas mais plantadas são Chardonnay e Pinot Noir. O clima varia de moderado a quente (partes planas). A topografia com elevacão influencia o clima. As partes sul e oeste do AVA têm um efeito de resfriamento da neblina e do vento trazidos pelo Petaluma Gap. O Petaluma Gap é uma abertura nas colinas costeiras do sudoeste do condado de Sonoma que permite que o ar marinho passe para a Bay Area e o Russian River Valley. Além disso, uma região geográfica vitivinícola definida pelo efeito refrescante “túnel de vento” resultante desta ruptura na cordilheira costeira.


O nevoeiro vem ao entardecer, se retira pela manhã provoca queda na temperatura, retendo a acidez na uva, retardando o acúmulo de açúcar. Tudo isso enquanto os aromas e sabores amadurecem. Mais para o interior e no Nordeste do AVA, os vinhedos são abrigados (de nevoeiros e brisas) pelos morros que conferem uma temperatura mais amena. Com isso, é possível plantar Cabernet Sauvignon, Merlot, Zinfandel e estilos mais maduros de Chardonnay e Pinot Noir. Chardonnay do Russian River Valley AVA geralmente tem corpo médio a médio (+) e acidez média a média (+) com sabores de pêssego maduro e abacaxi. Muitas vezes, sabores cremosos e picantes da conversão malolática e maturação em carvalho. A região tem dois sub-AVAs: Green Valley of Russian River Valley AVA e Chalk Hill AVA.


O vinho e notas de degustação (léxico WSET)


Frei Brothers Sonoma Reserve 2018

100% Chardonnay

Russian River Valley, Sonoma County, California, EUA


Cor ouro pálido. No nariz, intensidade média (+) com aromas de maçã, pêra, limão, pêssego, manteiga, natas, pão. Na boca, é seco, acidez média (+), álcool médio (13,5%). Corpo médio (+) com intensidade média (+) de sabor. O acabamento é médio (+).

Avaliação de qualidade: muito boa O vinho apresenta-se bem equilibrado com grande concentração de fruta no palato equilibrado pelo extremo superior da acidez trazendo frescura ao vinho. A quantidade de frutas está impedindo o vinho de ser azedo na boca. A fruta volta ao gosto final, com um bom comprimento para manter o vinho persistente no paladar. No nariz e na boca, grande intensidade de aromas e sabores faltando apenas um pouco mais para ser considerado pronunciado. O vinho mostra diferentes grupos de frutas primárias, também notas provenientes da fermentação malolática. O contacto com as borras, traz complexidade ao vinho. Adequado para envelhecimento em garrafa. Os frutos podem evoluir de frescos primários para mais secos com o envelhecimento em garrafa. A quantidade de acidez deste vinho pode manter a frescura e a preservação para o envelhecimento em garrafa.